Muitos dos trabalhos realizados pelo grupo VisioRob envolvem o uso de um ou mais microcontroladores. Isso se deve pela facilidade de alterarmos o funcionamento dos nossos projetos, ou parte deles, alterando, apenas, a programação. Dessa forma os nosso projetos poderão ser modificados, ajustados, corrigidos ou melhorados facilmente.
Um microcontrolador pode ser entendido como um dispositivo que mistura hardware com software. É um pequeno computador em um único circuito integrado o qual contem um núcleo de processador, memória e periféricos programáveis de entrada e saída.
https://prezi.com/o4xotigjfpmh/apresentacao-pap/
Assim, apresentado o nosso interesse no uso dos microcontroladores no trabalhos do VisioRob, vamos iniciar esta série de posts apresentado como realizar a programação de microcontroladores nos projetos.
Desse modo, nesta sequencia de posts, vamos utilizar a IDE de programação Atmel Studio focando, principal, no uso do ATmega328P, uma vez que ele é muito famosos por ser utilizados nas plataformas Arduino.
Uma IDE é um Ambiente Integral de Desenvolvimento, do inglês Integrated Development Environment
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_de_desenvolvimento_integrado
O Atmel Studio é uma IDE que foi criada para o desenvolvimento de software para os microcontroladores da família ATmega. Assim, essa IDE é capaz de suportar tanto os Atmel AVR quanto os Atmel ARM Cortex. Conforme veremos, o Atmel Studio vem com compilador para três tipos de linguagem: C, C++ ou Assembly. Além disso ela pode ser obtida gratuitamente pelo faricante, a Microchip.
Com o Atmel Studo é possível, não apenas, realizar a programação dos microcontroladores mais, também, realizar a depuração dos programas utilizando, para isso, tanto ferramentas externas como o simulador integrado nesta IDE.
Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Depuração
Obtendo a IDE Atmel Studio
Conforme apresentado anteriormente, o Atmel Studio é fornecido pelo próprio fabricante dos ATmegas. Assim, para obter a plataforma basta fazer o download da mesma no própria Microchip.
Conforme apresentado no site da Microchip, atualmente o Atmel Studio se encontra na versão 7 e pode ser baixado no link https://www.microchip.com/mplab/avr-support/atmel-studio-7, sem nenhum custo.
Após realizar o download basta seguir os passos do assistente de instalação. É importante ressaltar que a plataforma só pode ser usada no Windows, pois a mesma tem como base o Visual Studio da Microsoft.
Criando Projetos no Atmel Studio
Em seguida será apresentado como criar projetos na IDE do Atmel Studio através de uma sequência de passo-a-passo:
1º) Acesse File > New > Project.
2º) Em seguida será aberta uma janela para a configuração do projeto, pedindo para que o usuário escolha a linguagem de programação (menu da esquerda) e um compilador, que pode ser o GCC C ou GCC C++ ou AVR Assembler, além de informar nome do projeto e a pasta que será armazenado (campus na parte inferior).
3º) Na próxima etapa irá surgir uma janela contento toda a família ATmega. É a vez de escolher o microcontrolador.
4º) Pronto. Caso tenha escolhido o GCC C ou GCC C++ o seu projeto será criado com a função main(), agora basta você digitar o código desejado.
Em posts seguintes será apresentado como realizar a programação do ATmega328P e como transferir o programa para a memória do microprocessador.
Hiya, I’m really glad I’ve found this information. Today bloggers publish just about gossips and net and this is really frustrating. A good website with exciting content, that’s what I need. Thank you for keeping this site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.
Glad you like it. Unfortunate we don’t have a newsletter yet. We are working on it.