Identificação de padrões para o controle de um veículo autônomo – Primeiros passos

      O trabalho de conclusão de curso proposto com esse tema está em fase inicial de desenvolvimento.  
Um dos primeiros passos a serem realizados é criar o ambiente para o desenvolvimento do trabalho, que será baseado na linguagem Python. Os ambientes utilizados serão o Anaconda, o ATOM, o OpenCV e o TensorFlow.

- O Anaconda é uma distribuição gratuita e de código aberto da linguagem de programação Python para computação científica, que visa simplificar o gerenciamento e a implantação de pacotes.

- O Atom é um editor de texto de código aberto. A escolha do editor de texto a ser utilizado fica a critério do desenvolvedor. Existem outros editores de texto que podem ser utilizados para essa finalidade, como o Notepad++, Sublime Text, etc.

- O OpenCV é uma biblioteca multiplataforma, totalmente livre ao uso acadêmico e comercial, para o desenvolvimento de aplicativos na área de visão computacional, bastando seguir o modelo de licença BSDIntel. O OpenCV possui módulos de Processamento de Imagens e Vídeo I/O, Estrutura de Dados, Álgebra Linear, GUI (Interface Gráfica do Usuário) Básica com sistema de janelas independentes, Controle de mouse e teclado, além de mais de 350 algoritmos de visão computacional como: Filtros de imagem, calibração de câmera, reconhecimento de objetos, análise estrutural e outros. O seu processamento de imagens é em tempo real.

- O TensorFlow é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina aplicável a uma ampla variedade de tarefas. É um sistema para criação e treinamento de redes neurais para detectar e decifrar padrões e correlações, análogo (mas não igual) à forma como humanos aprendem e raciocinam.

O processamento de uma imagem de um único canal é mais rápido do que processar uma imagem com três canais e exige menos esforço computacional. Por isso, escolheu-se trabalhar, a priori, com uma imagem em escala de cinza aplicando na imagem um filtro/desfoque gaussiano, com o intuito de eliminar ruídos indesejados e, logo em seguida, suavizar a imagem trabalhada.
Após as instalações das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho, tem-se trabalhado, atualmente, com a detecção de bordas da imagem. O andamento e resultados desta etapa estarão em um próximo post.


Fonte de pesquisa básica para as definições das ferramentas:
Anaconda: https://en.wikipedia.org/wiki/Anaconda_(Python_distribution);
Atom: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atom_(editor_de_texto);
OpenCV: https://pt.wikipedia.org/wiki/OpenCV;
TensorFlow: https://pt.wikipedia.org/wiki/TensorFlow.


Sobre Mariane Sampaio Barros 2 Artigos
Acadêmica do curso de bacharelado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui interesse nas áreas de projeto de descrição de hardware (HDL), Microeletrônica e Inteligência Artificial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*