SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE TENSÃO E CORRENTE DE BATERIA

TENSÃO E CORRENTE DE BATERIA

Este sistema permite realizar  o controle e monitoramento da carga de bateria utilizando o microcontrolador MTA 140xx/Callisto. Como pode ser verificado na Figura 1, o microcontrolador possui um sensor de tensão (item 38), um sensor de temperatura interna (item 54) e um sensor de corrente (item 56). (MICROCHIP TECHNOLOGY INCORPORATED)

Segundo Microchip Technology Incorporated, o processo consiste em monitorar os sinais de tensão, corrente e temperatura da bateria. Para que isso seja possível,  é utilizado um conversor analógico-digital em rampa  (do inglês – Slope analog-to-digital converter ), e um multiplexador. O multiplexador é responsável por selecionar qual sinal (corrente, tensão, temperatura)  o microcontrolador deseja monitorar. Já o  conversor  é responsável por converter os sinais detectados (sinais analógicos) em valores digitais. Para o projeto “Robô Autônomo”, a principal vantagem do sistema apresentado seria o monitoramento de carga da bateria, descartando assim a necessidade da implementação do  controle de carga.

Figura 1 – Microcontrolador MTA 140XX/Callisto

MONITORAMENTO DE TENSÃO E CORRENTE

No modo de monitoramento, o sistema proposto pela Microchip Technology Incorporated monitora os sinais de tensão , corrente e temperatura. Para as especificações do projeto  “Robô Autônomo”, apenas os sinais de tensão e corrente serão analisados.  

A    Figura 2   apresenta   o microcontrolador configurado para monitorar uma bateria externa. A bateria (item 450) é acoplada no divisor  de tensão (item 452)  e fornece  sinal analógico para os pinos AN0/BATV  do microcontrolador. O sinal de corrente pode ser determinado através da queda de tensão no resistor 454 ,no qual será detectado pelo pino AN1/BATI. (MICROCHIP TECHNOLOGY INCORPORATED)

Figura 2 – Configuração para monitoramento de bateria

O sistema apresentado permite monitorar os parâmetros da bateria apenas no ciclo de descarga. Para atender as necessidades do “Robô Autônomo” seria necessário realizar o monitoramento tanto no ciclo de carga quanto no ciclo de descarga. Devido a este fato , este sistema não será o escolhido.

Fundamentação teórica

Foi feito uma revisão bibliográfica em sistemas de monitoramento de bateria. Dentre eles destacou-se os que mais atendem as necessidades do projeto “Robô Autônomo”.

Acesse as publicações do grupo VISIOROB no Instagram /https://www.instagram.com/visiorob/. Não se esqueça as outras matérias disponíveis no blog /https://visiorob.com.br/index.php/grupo-visiorob/.

Para ficar por dentro de tudo que acontece! Nos vemos na próxima

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*